quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tipos de Ábacos


TIPOS DE ÁBACOS
 
TIPOS DE ÁBACOS
MOMENTO HISTÓRICO
UTILIDADES
Ábaco mesopotâmico
Ábaco babilônio
Ábaco egípcio
Utilizavam este ábaco em 2700–2300 a.C.
O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos.
Os babilônios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração.
O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na direção quando comparada com o método grego. Arqueologistas encontraram discos antigos de vários tamanhos que se pensam terem sido usados como material de cálculo.

 Ábaco grego

1846
 datam de 300 a.C.
Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina fazendo deste o mais velho ábaco descoberto até agora.



No centro da tábua existe um conjunto de 5 linhas paralelas igualmente divididas por uma linha vertical, tampada por um semicírculo na intersecção da linha horizontal mais ao canto e a linha vertical única. Debaixo destas linhas, existe um espaço largo com uma rachadura horizontal a dividi-los. Abaixo desta rachadura, existe outro grupo de onze linhas paralelas, divididas em duas secções por uma linha perpendicular a elas, mas com o semicírculo no topo da intersecção; a terceira, sexta e nona linhas estão marcadas com uma cruz onde se intersectam com a linha vertical.

Ábaco romano

Foi criado por volta do século XIII


Os ábacos romanos, no século XIII, eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros profissionais.
Para calcular no ábaco romano é preciso saber utilizar a moldura de madeira composto pela série dos dez cordões ou fios paralelos.
Ábaco Japonês
(Soroban)
Surgiu por volta de 1930
Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.

Ábaco Asteca

De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca.
(Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 d.C.
As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.

Ábaco Russo

Inventa do no século XVII





Ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. A forma de fazer operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.

Ábaco chinês

Há mais de dois mil anos e no meado da dinastia Ming.
O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.

Ábaco escolar

Ábaco escolar utilizado numa escola primária dinamarquesa, do século XX.


Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e naeducação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo, mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum.

Material Dourado


Por volta do século XIX






O material dourado foi criado por uma médica e educadora italiana Maria Montessori.
O nome dourado se deve à versão original que era feita com contas
douradas. Quando foi industrializado, esse material passou a ser
feito de madeira mantendo o nome original.
O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubo
que representam unidade, dezena, centena e milhar.
Com o material também podemos estudar as quatro operações fundamentais.
Manipulando suas peças da forma correta, é possível somar,
subtrair, multiplicar e dividir sem grandes dificuldades.

Cuisenaire

Século XX
O material tem como objetivo auxiliar a compreensão de alguns conceitos básicos para os alunos das séries iniciais, como a sucessão de números naturais ou a decomposição de uma adição em diferentes parcelas, nas subtrações simples.
Nas atividades, os conceitos trabalhados são: sucessor, antecessor, estar entre,antes de, depois de, maior e menor. O professor com experiência pode utilizar esse material para as outras operações : multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
O professor (a) pode usar este material a partir da Educação Infantil. Conhecendo a estrutura da formação dos conceitos matemáticas ele se presta como auxilio em diversos conteúdos e níveis de escolaridade.

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