TIPOS DE ÁBACOS
TIPOS
DE ÁBACOS
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MOMENTO HISTÓRICO
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UTILIDADES
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Ábaco mesopotâmico
Ábaco babilônio Ábaco egípcio |
Utilizavam este ábaco em 2700–2300 a.C.
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O
primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por
areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram
eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos
cálculos.
Os
babilônios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração.
O
uso do ábaco no antigo Egito é mencionado
pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre
a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na direção
quando comparada com o método grego. Arqueologistas encontraram discos
antigos de vários tamanhos que se pensam terem sido usados como material de
cálculo.
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Ábaco grego
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Uma tábua encontrada na ilha grega
de Salamina fazendo deste o mais velho ábaco
descoberto até agora.
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No centro da tábua existe um conjunto de 5 linhas
paralelas igualmente divididas por uma linha vertical, tampada por um
semicírculo na intersecção da linha horizontal mais ao canto e a linha
vertical única. Debaixo destas linhas, existe um espaço largo com uma
rachadura horizontal a dividi-los. Abaixo desta rachadura, existe outro grupo
de onze linhas paralelas, divididas em duas secções por uma linha
perpendicular a elas, mas com o semicírculo no topo da intersecção; a
terceira, sexta e nona linhas estão marcadas com uma cruz onde se intersectam
com a linha vertical.
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Ábaco romano
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Foi criado por volta do século XIII |
Os ábacos romanos, no século XIII,
eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes,
engenheiros e outros profissionais.
Para calcular no ábaco romano é preciso saber utilizar a moldura de madeira composto pela série dos dez cordões ou fios paralelos. |
Ábaco Japonês
(Soroban)
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Surgiu por volta de 1930
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Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal
optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível
obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
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Ábaco Asteca |
De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca.
(Nepohualtzitzin),
terá surgido entre 900-1000 d.C.
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As contas eram feitas de grãos milho atravessados por
cordéis montados numa armação de madeira.
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Ábaco Russo |
Inventa do no século XVII |
Ainda hoje em uso, é chamado de Schoty. Este ábaco
opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas
movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia
das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas
correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas
contas) e as restantes contas movem-se com 4 ou 2 dedos. A forma de fazer
operações matemáticas é semelhante ao do ábaco chinês.
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Ábaco chinês
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Há mais de dois mil anos e no meado da dinastia Ming.
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O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5
nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco
2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que
aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros
hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades
espalhadas pelo mundo.
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Ábaco escolar
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Ábaco escolar utilizado numa escola primária dinamarquesa, do século XX. |
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação
infantil e naeducação
básica como uma ajuda ao ensino do sistema
numérico e da aritmética.
Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo, mas com
fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum.
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Material Dourado |
Por volta do século XIX |
O
material dourado foi criado por uma médica e educadora italiana Maria
Montessori.
O nome dourado se deve à versão original que era feita com contas douradas. Quando foi industrializado, esse material passou a ser feito de madeira mantendo o nome original. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubo que representam unidade, dezena, centena e milhar. Com o material também podemos estudar as quatro operações fundamentais. Manipulando suas peças da forma correta, é possível somar, subtrair, multiplicar e dividir sem grandes dificuldades. |
Cuisenaire |
Século XX |
O
material tem como objetivo auxiliar a compreensão de alguns conceitos básicos
para os alunos das séries iniciais, como a sucessão de números naturais ou
a
decomposição de uma adição em diferentes parcelas, nas subtrações simples.
Nas
atividades, os conceitos trabalhados são: sucessor, antecessor, estar entre,antes
de, depois de, maior e menor. O professor com experiência pode utilizar esse
material para
as outras operações : multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
O
professor (a) pode usar este material a partir da Educação Infantil.
Conhecendo a estrutura da formação dos conceitos matemáticas ele se
presta como auxilio em diversos conteúdos e níveis de
escolaridade.
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